Um produto bonito, um celular na mão e criatividade na cabeça. É só isso que você precisa para tirar fotos dos seus produtos para as redes sociais. É claro que existirão situações em que você vai precisar de um trabalho profissional, mas nas redes sociais você consegue fazer uma excelente divulgação produzindo suas próprias fotos. Neste artigo quero mostrar como fotografar alimentos artesanais usando o celular.

Eu trabalhei durante um bom tempo com fotografia de gastronomia e sempre que saía para os restaurantes com toda aquela tralha (máquina, tripé, notebook, iluminação) nunca deixava o celular de lado. Com ele eu também fazia imagens que eram mais rápidas e também os vídeos de detalhes dos pratos. Era tudo muito rápido e ali mesmo eu já postava nos meus Stories ou no feed. Sem contar que o enquadramento já era feito no formato certo: vertical para os Stories (naquela época ainda não tinha o Reels) e quadradinho para o feed. O celular dá uma agilidade incrível para quem precisa postar nas redes sociais e com alguns cuidados, fica fácil ter um acervo para que nunca faltem imagens para postar todos os dias.

Primeiro, quero falar sobre criatividade. Produtos artesanais por si só já possuem um grande apelo, pois trazem embutida a idéia de que o processo de preparação os tornam especiais e exclusivos. Isso também deve ser transmitido na fotografia que você vai fazer e neste caso ser criativo faz toda a diferença. É interessante que você tenha imagens dos seus produtos dentro da embalagem, principalmente se você também vende pela internet através de loja virtual. Mas você precisa trazer seu cliente para dentro da situação de consumo, e você consegue isso criando imagens em que seu produto esteja pronto para ser consumido. A foto de uma mesa de café da manhã, com pães e geléias por exemplo é muito mais atraente do que a fotografia desses produtos dentro de suas embalagens.

Na hora da captura da imagem, você vai precisar de um bom celular. A qualidade da foto é fundamental, e os smartphones hoje possuem uma série de recursos que podem ajudar bastante na hora da foto. Vou falar do Samsung S10, que é o que eu tenho por aqui. Ele traz diferentes configurações que permitem fotografias com um nível mais profissional. Não quero me aprofundar nessas funções, mas para você ter uma idéia, nele existe um modo “food” por exemplo, que dá destaque apenas ao que está no centro da imagem, desfocando o resto. Tem também o modo “PRO”, em que você define diferentes parâmetros que podem ser usados de maneira muito criativa para suas fotos. Independente do aparelho que você vá utilizar para fazer suas fotos, fique atento aos seguintes pontos: – Iluminação – Primeiro, esqueça o flash do celular. Ele fará com que sua foto fique artificial e deixará a imagem sem textura. A cena deve estar bem iluminada, mas cuide para que não esteja com claridade em excesso. A iluminação pode vir de uma fonte natural (luz do dia entrando por uma janela, por exemplo) ou de uma fonte artificial (lâmpada, lanterna, etc.). O que você precisa ter em mente é que quanto mais natural a imagem ficar, melhor. Posicione a luz de forma lateral ou atrás dos alimentos para criar um volume mais interessante. Você pode usar um papel branco ou qualquer outro material para posicionar de forma a rebater essa mesma luz, suavizando sombras que ficarem muito duras. Talvez também seja necessário diminuir um pouco a intensidade da luz que entra pela janela, e para isso a própria cortina pode ser um ótimo difusor. E firmeza na mão na hora da foto! Depois que fizer a imagem é sempre interessante ampliar para ver se ficou tudo OK antes de passar para o próximo click.

Composição – É a grande responsável pelo efeito emocional que se deseja causar com a fotografia. Você cria uma composição bonita combinando texturas, formas, contrastes e harmonizando cores entre alimentos e outros itens como utensílios, toalhas e outros elementos. É preciso ter bom senso para fazer estas combinações e não exagerar. Lembre-se que o grande destaque da imagem deve ser o seu produto, e muitos itens juntos podem poluir e deixar a imagem confusa. Você pode optar também por fotografar seus itens em destaque, mas com um fundo branco. Tudo depende do uso que terá a imagem e para as redes sociais o ideal é ter uma boa variedade de situações.

Enquadramento – Ainda que a composição da sua foto tenha diferentes elementos, seu produto deve estar sempre em destaque. Neste caso, significa posicioná-lo de forma que fique chamativo, evitando deixá-lo no centro da imagem. Uma boa dica é usar a regra dos terços: quando estiver posicionando o celular, crie uma grade imaginária traçando duas linhas horizontais e duas linhas verticais, escolha um dos pontos onde as linhas se cruzam e posicione seu produto em um desses pontos, fazendo com que o objeto principal fique em uma posição de maior destaque. Alguns celulares já vem com a opção de deixar esta grade ativada na hora da foto, o que facilita bastante. Não se preocupe, no início pode parecer um pouco complicado, mas com o tempo e a prática, isso se tornará automático para você, que conseguirá fazer composições cada vez melhores. Veja abaixo uma representação do que eu estou falando:

Apps para edições rápidas de fotos – Em fotografia de alimentos, quanto mais fiel for a imagem, melhor. Por isso, eu desaconselho o uso dos filtros que alteram as cores e outros aspectos da fotografia. Mas existem alguns apps que podem ajudar (e muito) na hora de fazer pequenas edições que valorizem ainda mais a imagem. Snapseed, VSCO, Photoshop Express e Lightroom são alguns dos apps que eu costumo usar por aqui quando preciso fazer alguma edição rápida e não estou perto do computador. São bem intuitivos e vão ajudar bastante na finalização das fotos dos seus produtos!

Ah, e uma coisa que você não pode esquecer: fotografe seu produto no sentido horizontal e também no sentido vertical, afinal, você precisará de boas imagens para postar no Stories do Facebook e Instagram, certo? Aliás, não esqueça de aproveitar e gravar alguns vídeos curtos também!

Uma última dica: busque referências. No próprio Instagram você encontrará contas de empresas com produtos similares aos seus, podendo acompanhar e salvar posts que poderão servir como referência na hora de criar suas próprias imagens. Outra fonte rica para as suas referências é o Pinterest. Uma rápida busca e você encontrará idéias incríveis para se inspirar.

Pronto, agora é só descobrir os recursos que o seu telefone celular oferece e fazer suas primeiras fotos. Com a prática você ficará cada vez melhor!

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais. Você verá muitos assuntos que te ajudarão a divulgar seus produtos e aumentar suas vendas.

Um abraço!

Leliane Andrade

Posts Similares